Dúvidas Frequentes:

É o Instituto Brasileiro de Qualidade e Excelência, com foco na caridade técnica, no estudo e desenvolvimento de expertises técnicas e no reconhecimento profissional daqueles que mais se destacam em seus segmentos.

O IBQE, Instituto Brasileiro de Qualidade e Excelência é constituído incialmente por três conselhos e uma diretoria, sendo:

  • Conselho Supremo, constituído por um presidente e um diretor.
  • Conselho Deliberativo, constituído por um presidente e um diretor.
  • Conselho Fiscal, constituído por um presidente e um diretor.
  • E ainda pelo Presidente do Instituto e pelo Diretor Financeiro.

As escolhas são realizadas através das votações em assembleias  as quais são realizadas após divulgações, e posteriormente registradas em cartório, assim como determina o estatuto.

É um reconhecimento profissional em prol das empresas e profissionais que mais se destacam no senário nacional, tornando assim uma referência a ser seguida em função de suas virtudes e ações desempenhadas durante o desenvolvimento de suas atividades.

As seleções são realizadas através de 6 etapas de avaliações as quais se encontram devidamente inseridas e registradas no regulamento da premiação do instituto assim como exige o estatuto interno.

O processo de seleção, como determina o estatuto interno do Instituto é mantido em sigilo, para evitar que o homenageado selecionado se prepare para ser reconhecido como uma referência, pois o Instituto entende que para ser uma referência suas ações realizadas devem ser naturais e nunca preparadas para atingir o objetivo maior.

Porém podemos informar que o primeiro passo, ou seja, a primeira etapa é referente a indicação do profissional ou da empresa, que pode ser realizada através do preenchimento de um formulário de indicação e ou candidatura que se encontra no site www.ibqe.com.br.

Após as indicações os homenageados são selecionados por segmentos de atuação e a partir daí os conselhos iniciam as classificações em função de cada etapa.

O Instituto segue diversas diretrizes tais como pesquisas públicas, redes sociais,  órgãos competentes, pesquisas fiscais, entre outras ações as quais propiciam entender e conhecer o candidato para que seja avaliado de acordo com as etapas do regulamento.

Após a finalização do processo seletivo, o candidato que foi selecionado para ser homenageado, irá receber um e-mail formal da diretoria do Instituto em forma de convite, externando sua escolha como referência em seu segmento, em qual segmento se encontra enquadrado, contendo todas as informações pertinentes as datas e realizações do evento bem como cerimonial, premiação, local e suas responsabilidades.

Cada homenageado irá receber:

  • Certificado de Diplomação.
  • Troféu personalizado.
  • Medalha personalizada.
  • Selo de qualidade.
  •  
  • Divulgação na revista digital.
  • Todas as fotos e filmagens realizadas durante a cerimonia de premiação.

Desde que o homenageado se enquadre anualmente em todas as etapas do processo de seleção, não existe limites para ser reconhecido como referência, podendo ser repetidamente reconhecido desde que assim o processo seletivo o defina.

O reconhecimento possui níveis distintos de cada vez que um homenageado é reeleito, se enquadrando em uma escala hierárquica de reconhecimento as quais são:

  • 1° Prêmio: Líder Silver (prata)
  • 2° Prêmio: Pleno Silver (prata)
  • 3° Prêmio: Sênior Silver (prata)
  • 4° Prêmio: Master Silver (prata)
  • 5° Prêmio: Líder Gold (ouro)
  • 6° Prêmio: Pleno Gold (ouro)
  • 7° Prêmio: Sênior Gold (ouro)
  • 8° Prêmio: Master Gold (ouro)
  • 9° Prêmio: Líder Diamond (diamante)
  • 10° Prêmio: Pleno Diamond (diamante)

O reconhecimento profissional, Prêmio Excellence Star Brasil tem validade técnica a nível nacional, sendo registrado em todos os órgãos competentes, presente no estatuto do instituto devidamente registrado em cartório, na junta comercial e no INPI – Instituto Nacional de Prioridade Industrial, o qual, contem registrado tanto o Instituto, o reconhecimento e seus respectivos selos de qualidade, se tornando assim uma premiação homologada e reconhecida nacionalmente.

Todas as cerimonias de premiação ocorrerão na cidade de Curitiba no Paraná, onde os ambientes poderão sofrer alterações em virtude de suas respectivas disponibilidades.

Sim. Cada homenageado é convidado o contribuir com uma cota de participação. Tal contribuição é necessária, pois, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos onde sua expertise é a caridade técnica não possuindo assim fontes de arrecadação de reservas. Porém o evento de premiação tal como todo o cerimonial, espaço, decoração, outorgas e honrarias, entrevistas, recursos áudio visuais, fotos, filmagens, jantar e baile de gala possuem um custo muito alto para que o evento tenha a representatividade que os homenageados merecem. Sendo assim para que o reconhecimento tenha credibilidade não sendo descaracterizado por exigências de patrocinadores, a forma justa que foi encontrada foi a de dividir os custos do evento entre os homenageados.

O valor da contribuição será definido mediante cada evento, pois, tudo dependerá dos custos aos quais forem levantados durante a preparação, onde os valores serão somados e divididos entre os homenageados, buscando sempre o valor mais acessível para um evento de qualidade.

Após o recebimento do convite o homenageado poderá divulgar seu reconhecimento e premiação em qualquer meio de comunicação, inclusive em suas redes sociais. Após a realização do evento, o homenageado irá receber todas as fotos e filmagens onde ele estará presente para que possa utilizar em sua divulgação, realizando assim seu network para mostrar ao mercado seu valor perante as atividades as quais ele desempenha.

A projeção do IBQE como consta em seu estatuto e regulamento interno será de premiar 180 segmentos anualmente que a principio serão subdivididos em 3 eventos anuais, onde os segmentos não poderão se repetir, ou seja, um homenageado em um determinado segmento que participa do primeiro evento do ano, seu segmento não poderá se repetir nos dois eventos restantes, isso fará com que o reconhecimento seja válido por todo o ano vigente.

Não se encontra definido no estatuto nem no regulamento quem deverá realizar a entrega das comendas e honrarias. Este detalhe fica a cargo do conselho supremo do instituto em definir quem melhor se enquadra para realizar as entregas das comendas. No primeiro evento o conselho preferiu deixar a cargo de autoridades Capitão Policia Militar e Superintendente da Policia Federal.

Pode sim. O primeiro passo é o preenchimento do formulário no site, e neste formulário não há necessidade de informar quem esta indicando, portanto as únicas informações que o IBQE terá serão as informações do candidato, o qual se for selecionado irá ser submetido às 5 etapas de avaliação as quais consta no regulamento interno.

Não de forma alguma. O homenageado recebe o convite contendo todas as informações as quais ele necessita para tomar sua decisão de aceitação ou de recusa, e conta ainda com o contato direto da diretoria do IBQE para sanar dúvidas ou até mesmo negociar as formas de contribuição. Aceitando o convite, o homenageado receberá um formulário para ser preenchido com mais informações as quais ele gostaria que fossem inseridas para as confecções das comendas e honrarias e sua participação no cerimonial. Caso o homenageado recuse o convite, a sua participação e reconhecimento serão desconsiderados.

Aceitando o convite o homenageado irá participar de todo o cerimonial , terá seu nome registrado como uma referência nacional em qualidade referente ao segmento ao qual desenvolve suas atividades, sendo reconhecido por um órgão totalmente legal, onde todo o cenário nacional poderá enxerga-lo como o exemplo a ser seguido, sendo assim tecnicamente um diferencial entre os demais.